Abertura de Empresa :: São Paulo


23-09-2009

Como inativar uma empresa?

« Quais sao os codigos das DARFs da Receita Federal? | Main | Posso abrir uma empresa na minha residencia e contratar funcionários? »

Uma outra pergunta/metafora antes de explicar o assunto: como inativar uma conta bancária?

Parece que não existe a possibilidade de inativar uma conta bancaria, isso porque o banco continua com uma série de responsabilidades com vocë e com o governo enquanto mantem a sua conta aberta. O banco tambem precisa manter uma estrutura operacional, desde computadores, pessoas, instalações para estar de prontidão para o dia que resolver usar a sua conta pois este dia pode chegar e quando chegar vai querer usa-la imediatamente. No final do ano o banco ainda é obrigado a lhe enviar um extrato consolidado para a sua declaração de imposto de renda.

No caso de uma empresa o conceito é basicamente o mesmo.
Não somente com relação ao rol de obrigações mas tambem no acompanhamento da legislação, no atendimento em caso de fiscalizacão entre outros possíveis problemas que possa vir a ter durante este período de `inatividade`.

As declarações acessórias continuam sendo obrigatóras, porem sem movimento.

Algumas empresas que não possuem variação patrimonial, isto é, não venderam nada, não gastaram nada, não tiveram nenhum ganho ou perda financeira ficam isentas de entregar algumas declarações acessórias, somente isso.

Continua porem a obrigação com algumas taxas, bom, se a empresa paga taxas então não esta inativa pois tem despesa, por menor que seja o seu patrimonio esta variando - mas supondo que não tem as taxas, como a TFE - Taxa de Fiscalização, a empresa continua obrigada a entregar a DIPJ ou DSPJ, RAIS negativa, GFIP,  GIA e dependendo do municipio declaraçoes específicas.

A nossa recomendação é dar baixa definitiva da empresa caso tenha certeza que não vai operar nos próximos 12 ~ 18 meses. Atualmente esta mais fácil abrir empresa porem encerrar empresas que ficam 'largadas' muito tempo, isto é, sem o acompanhamento de um contabilista vira um baita transtorno e acaba saindo mais caro.

publicado por Contabilidade at 1:55 PM in Abertura de Empresas

 

Seu Comentário:

(não será divulgado)
 
 
 

Visualizar Comentário:

 
« Setembro »
SegTerQuaQuiSexSábDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930