Abertura de Empresa :: São Paulo


30-11-2008

Posso abrir minha empresa sem a ajuda de um contador?

« Quanto tempo demora para encerrar uma empresa em São Paulo? | Main | Ja foi aprovada a lei do microempreendedor individual? »

Sim, pode. Você tambem pode construir um carro sem a ajuda de um engenheiro ou mecânico, pode redigir um contrato sem a ajuda de um advogado, pode fazer um jardim sem a ajuda de um jardineiro.

A pergunta que voce deve se fazer: "vale a pena abrir uma empresa sem a ajuda de um contador/advogado?"

Para abrir uma empresa voce precisa conhecer sobe legislação societária, precisa conhecer os tramites das repartições, precisará redigir seu próprio contrato social, precisará conhecer o processo de cadastro web, DBE, conectividade social. Fora isso enfrentará algumas filas, fila em banco para pagar as taxas de abertura, fila nas repartições: JUCESP, RECEITA, PREFEITURA.
O tempo que irá gastar somente estudando como se faz abertura de empresa será de no minimo 1 mes. Depois vai gastar mais 1 mes para abrir a empresa. Terá que ir pelo menos 2 vezes a cada repartição. Em dia de pouca fila voce espera 1hr, quando tem muita fila pode esperar o dia inteiro para ser atendido. Este tempo que voce vai gastar é menos tempo para se dedicar ao seu negócio, em procurar os fornecedores, estruturar a sua empresa, angariar clientes, etc...

Não é raro chegar empresários no nosso escritório com o processo de abertura emperrado na metade. O resultado é que acaba saindo mais caro pois normalmente perdem todo o tempo que já gastaram e temos ainda o retrabalho de acertar o processo.

Depois da abertura da sua empresa você obrigatoriamente precisará contratar um contador então já comece desde o "nascimento" da sua empresa.

Abrir uma empresa não é tão caro e voce deverá ponderar se o investimento em adquirir este tipo de conhecimento será util no futuro.

publicado por Contabilidade at 2:27 AM in Duvidas Mais Frequentes

 

Seu Comentário:

(não será divulgado)
 
 
 

Visualizar Comentário: