Abertura de Empresa :: São Paulo


16-11-2008

Quero abrir uma firma individual. Qual a diferenca de uma sociedade?

« Como Abrir uma Empresa | Main | Qual é o procedimento para baixa de empresa? »

Uma empresa individual tem as seguintes características que diferem de uma sociedade que voce precisa saber antes de efetuar a abertura de empresa:


a) responsabilidade ilimitada do titular, respondendo com seu patrimônio particular pelas obrigações contraídas pela empresa;

b) dificuldade em observar o Princípio Contábil da Entidade, em razão de o patrimônio do titular confundir-se, em alguns casos, com o da Firma Individual;

c) impedimento legal de transferência do patrimônio da firma para outra pessoa, salvo em caso de partilha por morte do titular;

d) impossibilidade de transformação em sociedade;

e) a razão social da empresa deve ser o nome do titular; e

f) um titular pode ter apenas uma empresa individual.


A carga tributária é a mesma e não tem nenhum benefício concedido a empresa individual.

Muitas pessoas confundem empresa individual com Simples Nacional, são coisas distintas, tanto uma empresa individual quanto uma sociedade podem se inscrever no Simples Nacional (supersimples) se a atividade da empresa não for impeditiva.

publicado por Contabilidade at 11:50 AM in Duvidas Mais Frequentes

 

Comment: Juvenil Alexandre at Mon, 26 Jan 8:50 PM

estou no serasa, posso abrir a firma assim mesmo?

Comment: Planeta Contabil at Mon, 26 Jan 9:53 PM

Ola Juvenil,

Nao terá problemas com o registro da empresa mas poderá ter problemas na obtenção de credito com bancos e fornecedores.

Comment: Debora at Tue, 10 Feb 9:25 PM

estou com o nome no spc, tem algum impedimento?

Comment: Eva cueva caceres at Wed, 18 Mar 9:08 AM

estou com uma duvida pois tenho uma empresa individual a 19 anos agora eu pretendo abrir outra e estou querendo saber qual seria a melhor opção para abrir a outra se filial ou ltda ou de outra forma se possivel me de uma sugestao estou aguardando..........
Eva cueva caceres ( Bela vista m.s) grata............

Comment: Laurent at Wed, 6 May 7:04 PM

Quero abrir uma firma individual para prestar serviços de consultoria e afins na area agronomica e ambiental. A prestação de serviços pode ser feita com firma individual?

Comment: Planeta Contabil at Wed, 13 May 11:58 AM

Ola Laurent,

Pode desde que a firma individual de serviço explore habitual e profissionalmente qualquer atividade econômica com o fim especulativo de lucro. Caracterizando a exploracao individual entao corre o risco de nao ser equiparado a pessoa juridica e neste caso incidira a tabela progressiva de IRPF, isto é, pagara mais imposto do que abrindo uma sociedade.

Comment: Tom Max at Thu, 4 Jun 11:09 PM

Estou querendo abri uma LAN House, qual seria a melho escolha : uma firma individual ou uma sociedade?

Comment: An Carolina at Wed, 17 Jun 4:00 PM

quais os custos para abrir uma fima invidual? e quais os impostos que ela cobre. E que tipo de serviço ela pode prestar? Obrigado

Comment: Planeta Contabil at Wed, 17 Jun 5:31 PM

Ola Carolina,

Para receber um orcamento acesse nosso website ( www.planetacontabil.com.br ), clique em nossos servicos, opcao 1 - abertura de empresa. Em poucos minutos recebera um orcamento com valores, prazos e tambem respondendo as suas duvidas.

Comment: Dorival at Fri, 19 Jun 9:21 AM

Sou engenheiro, e estou prestando servicos de consultoria na area de engenharia. Tenho uma duvida entre abrir uma firma individual ou uma PJ que tanto me falam, mas nao sei se ha diferenca ou nao entre as duas. Qual seria a carga tributaria a ser recolhida, ou qual a melhor opcao para mim. Qual o tempo que se leva para abrir a empresa? Poderia me inserir no Supersimples?
Grato.

Comment: Planeta Contabil at Fri, 19 Jun 11:05 AM

Ola Dorival,

Empresa individual ou sociedade sao pessoas juridicas. Para efeito do Imposto de Renda uma empresa individual se equipara a uma pessoa juridica, em termos tributarios, se esta explorar a atividade com finalidade de lucro (contratar outros engenheiros e eles trabalharem pela sua empresa). O mais recomendado é abrir uma sociedade. A carga tributaria maxima, considerando a cidade de Sao Paulo, será de 16,33% sobre o faturamento. Caso a sua margem de contribuicao na venda do servico seja inferior a 32% entao podemos estudar outros regimes tributarios como o Lucro Real e com isso diminuir os impostos a recolher. Via de regra empresa de engenharia que abre somente com o intuito de trabalhar como PJ ( sair da CLT ) tem uma lucratividade maior que 32% pois as despesas com socios nao sao dedutiveis.
Empresa de engenharia e de profissao regulamentada nao entram no Simples Nacional ( super simples ).
Para recebera uma proposta de abertura de empresa e conhecer mais sobre o processo acesse nosso website www.planetacontabil.com.br, clique em nossos servicos e depois no Item 1 - Abertura de Empresa. Em poucos minutos recebera uma proposta.

Comment: Alexandre at Tue, 4 Aug 1:15 PM

Sou personal trainer e presto serviços dando aulas numa academia de ginástica, na qual não sou registrado. A academia por questões de economia tributária solicitou-me abrir uma empresa. Minhas principais dúvidas são quanto à forma jurídica e tributária, e se posso me enquadrar na nova lei do empreendedor individual. Fico no aguardo e muito obrigado.

Comment: Planeta Contabil at Tue, 4 Aug 1:43 PM

Ola Alexandre,

Recomendamos abrir uma sociedade pois uma empresa individual de serviços pode não ser equiparada a uma pessoa juridica para efeitos de imposto de renda caso não venha a explorar a atividade com a finalidade de obtençao de lucros. Em outras palavras, se não tiver funcionários e somente o senhor trabalhar na empresa então sera muito complicado explicar como esta explorando a atividade. Na verdade o senhor mesmo estará trabalhando e com isso fica caracterizado como um trabalho de autonomo. Ja em uma sociedade esta regra não se aplica -

artigo 150 do RIR/99 - http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/rir/L2Parte1.htm

Comment: maxwell at Tue, 8 Sep 9:53 AM

sou socio de uma empresa e quero abrir uma individual ! posso abri uamempresa individual mesmo sendo socio ?

Comment: Planeta Contabil at Tue, 8 Sep 10:03 AM

Ola Maxwell,

SIm, pode ter somente 1 empresa individual mesmo ja participando de uma sociedade.

Seu Comentário:

(não será divulgado)
 
 
 

Visualizar Comentário: