Abertura de Empresa :: São Paulo


18-06-2009

Quais as exigencias para se abrir uma microempresa e onde ela deve ser registrada?

« Posso abrir uma empresa mesmo trabalhando em outra como funcionário / clt ? | Main | Como consultar o CCM na Prefeitura de Sao Paulo. Tenho o CNPJ? »

As microempresas e as empresas normais são registradas na Junta Comercial do Estado de São Paulo ( JUCESP ) ou no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Anexos de Pessoa Jurídica. O que determina o órgão de registro é o tipo de sociedade.

Se for uma sociedade empresária, o registro será na Jucesp. Se for uma sociedade simples, o registro deverá ser feito no Cartório.

As exigências para a abertura de uma microempresa são praticamente as mesmas de uma empresa normal

a ) Ir à Jucesp ou ao Cartório com o contrato social assinado e rubricado por advogado em três vias

b ) No site da Receita Federal ( www.receita.fazenda.gov.br ), baixar e preencher o programa FCPJ ( Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica ) e o DBE ( Documento Básico de Entrada ), enviando para o órgão.

c ) O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica ( CNPJ ) será emitido pela Secretaria da Fazenda, mas as microempresas prestadoras de serviço estão isentas desta inscrição.

d ) Na Prefeitura da Cidade de São Paulo, deve entregar o GDC (Guia de Dados Cadastrais), cujo formulário pode ser encontrado diretamente na Internet ( www.prefeitura.sp.gov.br ). Além disso, deve apresentar cópias simples da Carteira de Identidade e do CPF dos sócios, CNPJ da empresa, contrato social e enquadramento de ME.

e ) No INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social ), deve ser entregue o CMA ( Certificado de Matrícula e Alteração ) corretamente preenchido. O formulário pode ser retirado no próprio instituto. O profissional deve também apresentar original e cópias simples do contrato social, enquadramento de ME e CNPJ.

f ) No Sindicato Patronal, é preciso entregar cópias simples do contrato social e CNPJ.

 

publicado por Contabilidade at 2:55 PM in Abertura de Empresas

 

Comment: Luciana Peres at Tue, 30 Jun 1:39 PM

Posso abrir uma Micro Empresa com restrições no CPF?
Obrigada

Comment: Planeta Contabil at Tue, 30 Jun 2:43 PM

Ola Luciana,

Desde que nao tenha restricoes na receita federal entao podera abrir a empresa. Restricoes de credito como Serasa ou SPC nao sao impeditivas.

Comment: Michele De Paula at Wed, 15 Jul 4:43 PM

Olá!

Sou acadêmica de Ciências Contábeis, e estou com uma dúvida, é para um trabalho. Quanto a uma empresa, mais precisamente uma Quitanda, que vende itens de panificadora, como deve ser o cadastro da empresa? Registra em quais órgãos, para que possa registrar funcionários? e a tributação como deve ser?

Por ora agradeço.

Comment: Planeta Contabil at Wed, 15 Jul 4:51 PM

Ola Michele,

Uma quitanda é um comercio varejista de alimentos. Deve ser registrada na Junta Comercial, Receita, Estado, Prefeitura. Depois sera necessario registrar no INSS (Conectividade Social).
A tributaçao pode ser no Simples Nacional,. Lucro Presumido ou Lucro Real - precisa efetuar uma analise tributaria para saber qual é mais vantagem.

Comment: Erivânia Cristina at Wed, 29 Jul 11:22 PM

Tenho meu nome no SPC e na SERASA, mas gostaria de abrir uma microempresa. Tem alguma restrição quanto a isto? e se possível , a empresa pode adquirir crédito junto aos banco caso necessite?
Obrigado.

Comment: Planeta Contabil at Thu, 30 Jul 10:23 AM

Ola Erivania,

Podera abrir a empresa mas dificilmente conseguira algum tipo de credito, seja com os bancos ou com os fornecedores.

Recomendo que procure o gerente da sua agencia e converse com ele.

Comment: carla at Fri, 31 Jul 11:10 AM

As dividas que tenho com o meu CPF, passam para o meu CNPJ quando abrir uma empresa???

Comment: Planeta Contabil at Fri, 31 Jul 4:36 PM

Ola Carla,

As dividas nao passam para o CNPJ mas para a obtencao de creditos e financiamos os bancos e financeiras vasculham a posicao financeira dos socios tambem.

Comment: Edilson Leite de Oliveira at Fri, 14 Aug 3:27 PM

Tenho uma microempresa, cadastrada no Simples Nacional, cujas atividades incluem comércio varegista (alimentos prontos, refrigerantes e artesanato) e prestação de serviços (entretenimento). Qual o percentual a recolher em função do faturamento? Onde obter informações detalhadas a esse respeito?

Atenciosamente,

Edilson Leite

Comment: Planeta Contabil at Fri, 14 Aug 3:45 PM

Edilson,

No simples, para um faturamento de até R$120mil/ano, para comercio, pagara 4,5% sobre o faturamento e na prestacao de servicos que recaia no Anexo III pagara 6,00% tambem para o limite de faturamento de R$120mil.
O senhor pode obter estas informações com o contabilista que cuida da sua empresa e caso não tenha ainda recomendo que procure um.

Comment: Alani Batista da Silva at Tue, 1 Sep 10:09 PM

Tenho um grupo de Bateria Show de Escola de Samba, gostaria de saber se posso abrir uma micro empresa no nome do grupo, se essa micro empresa pode emitir nota fiscal, em que categoria se encaixa essa micro empresa, pois fazemos muitos shows para empresas e perdemos muitos shows por não ter como emitir nota fiscal.
Gostaria também de saber quanto custa +ou- para eu abrir essa micro empresa.

Agradecendo desde ja.

Alani

Comment: Planeta Contabil at Tue, 1 Sep 10:51 PM

Pode abrir sim uma empresa e no caso enquadrar na atividade

9001-9/02 PRODUÇÃO MUSICAL

Esta subclasse compreende:
- as atividades de produção e promoção de bandas, grupos musicais, orquestras e outras companhias musicais
- as atividades de concertos e óperas

Esta subclasse compreende também:
- as atividades de músicos independentes

Para receber um orçamento de abertura de empresa por favor acesse o website www.planetacontabil.com.br - clique em NOSSOS SERVICOS e depois em Abertura de Empresa. Após preencher algumas informações recebera um orçamento no seu email.

Seu Comentário:

(não será divulgado)
 
 
 

Visualizar Comentário:

 
« Junho »
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930